28 de set de 2011

Projeto 3D de sala 20m2

Projeto de sala de apartamento (RP)

Neste projeto a cliente gostaria de um ambiente aconchegante, com madeira de demolição mesclando com um ambiente contemporâneo. O que ela pediu foi uma pequena demarcação entre a sala de estar e a copa que não comprometesse o espaço, mas criasse dois ambientes diferentes. Outro pedido foi um home/estante para que ela guardasse os livros e ainda uma poltrona com uma mesinha de madeira de demolição. Coloquei todos os elementos e utilizei tons terra com vermelho, pois aquecem o ambiente. Para dar mais amplitude e leveza ao local coloquei alguns elementos brancos, espelho nas portas, tampo de vidro na mesa e cortina de palha para garantir os toques rústicos. A obra já inicia dia 7 de outubro com a colocação do piso de madeira maravilhoso. Cique nas imagens para ver em tamanho grande.

Planta:








Mesa embutida no móvel com a base em caixa de madeira de demolição. Os pufs são uma solução interessante para espaços pequenos, pois podem ser retirados da mesa e garantem uma boa circulação na passagem para a porta. Na parede a sugestão é a colocação de papael de parede Murano que imita revestimento de pedra - arenito filetado. O efeito é muito bonito e a mão de obra é muito mais rápida e limpa. Além disso permite mudança do ambiente no futuro sem quebra-quebra.


A divisão em drywall com aberturas e iluminação interna faz a divisão dos espaços de uma maneira leve.


A cliente possui várias gravuras que quer exibir em molduras na sala. Para não pesar demais o ambiente criei essa área com posições irregulares e mantive uma idéia mais simétrica na entrada da casa, com quadros grandes e com texturas de palha no fundo. O móvel de madeira com vidro na verdade já encontramos - é uma adega com porta lateral de vidro:



O home tem fundo de madeira de demolição e gavetões baixos e brancos para contrastar e não pesar muito o ambiente pequeno. A porta de correr corre para trás do painel de madeira.



A poltrona é uma referêcia com desenho mais torneado e é um elemento que entrou para combinar com a adega de demolição que tem design rústico. Apesar de ter um desenho clássicco, faz uma boa mistura nesse ambiente. A mesinha é apenas uma referência para lateral da poltrona. Com certeza vamos procurar alguma com ferro forjado.

Essa é uma imagem com simulação de luz...

4 de set de 2011

Cozinhas - planejadas ou sob medida

Cozinhas planejadas ou sob medida? Qual a melhor opção?




O material usado para fazer cozinhas hoje em dia é o MDF ou MDP. O MDP é um material bom, mas inferior ao MDF, mas também usado em algumas lojas de planejados. O MDF (placa de fibra de madeira de média densidade) é vendido em grandes chapas de 2,75 x 1,80 e normalmente é usado uma espessura de 1,5 e 1,8 (quase 2 cm de espessura). No MDF natural precisa ser colada a fórmica  na cor escolhida, processo menos utilizado hoje em dia, pois a maioria das chapas já são vendidas laminadas com padrões amadeirados e coloridos.


A fórmica por ser flexível é utilizada para projetos com curvas. A marca mais famosa é a formica  e pertech.  As marcas mais vendidas de MDF BP (laminado) são Masisa, Arauco, Duratex, Eucatex, Berneck e Fibraplac. Se quiser saber mais detalhes do  MDF  veja o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medium_Density_Fiberboard  Só tem um detalhe, está impossível encontrar arauco em Curitiba então fica a dica: encontrei na Compensados Amizade: tel 33460102, lá só tem arauco. Fiquei bem aliviada porque gosto muito do acabamento deles e assim posso continuar projetando com os padrões deles!

As empresas de móveis planejados oferecem módulos com tamanhos fixos (padrão) e fazem uma composição de acordo com a metragem da sua cozinha. As vantagens dos planejados é a rapidez na entrega, já que as fábricas possuem material em estoque já nos tamanhos certos para a montagem. Nos cantos que eventualmente não são completados pelas medidas fornecidas pela loja  são feitos alguns detalhes sob medida como adegas, pequenos nichos, ou apenas uma vista de madeira para fechar o vão.  Outra vantagem que grandes empresas de planejados fornecem é o projeto já incluindo o encaixe de peças com tecnologia avançada (cook tops, coifas, iluminação interna na abertura de portas e gavetas entre outras facilidades). A única desvantagem é que o cliente fica preso as composições de ambientes e materiais que a loja fornece, porém as empresas possuem no catálogo composições muito bonitas de cozinhas. A Dellano e a Stok Mobile por exemplo possuem alguns modelos bem bonitos:


Dellano

 
Stok Mobile

Esta é uma cozinha da closet e cia:




Essa é um modelo da Gava:



Modelos da Criare (mdp):




A  kitchens faz projetos personalizados de alto padrão:





Os móveis sob medida são projetados para aproveitar cada canto do ambiente. Os materiais disponíveis são comprados em casas que vendem MDF e possuem uma variedade enorme de texturas lisas e amadeiradas. Neste caso o cliente tem total liberdade de desenvolver seu projeto, mas vai precisar de um bom projetista (decorador) e um excelente marceneiro que além de dar bom acabamento cumpra os prazos de entrega. Não se iluda com a facilidade disso, pois erros no planejamento podem gerar bastante dor de cabeça na montagem do espaço. Tudo precisa ser medido e o ideal é planejar módulos de acordo com o tamanho dos eletrodomésticos e outros objetos que cada pessoa possui. Isso seria uma cozinha totalmente personalizada.

Além da escolha do material é possível escolher uma infinidade de modelos de puxadores. Eu gosto muito dos puxadores da Zen - dão um toque muito sofisticado para as portas. Se você quer embutir iluminação e sistemas eletrônicos pesquise bastante e contrate uma loja especializada ou um bom marceneiro que já tenha experiência em projetos de alto padrão, pois isso realmente envolve conhecimento e experiência.  

Esta é uma cozinha premiada da Casa Cor de Santa Catarina. Azul turquesa misturado ao branco deram um efeito único para este projeto.

Casa Cor SC - Deisi Priori e Debora Costa



Para quem gosta de preto ou preto e branco:

Para quem busca móveis planejados em Curitiba a Campo Largo está com projetos muito bonitos. Este é um projeto apresentado pela loja - cozinha branca e preto - Móveis Campo Largo

Cozinha em um mini estudio projetado na morar mais por menos 2009






Claudia Oliveira - Casa Cor
   
Cozinha preta e vermelha

 
Cozinha Casa Cor Espirito Santo - fonte: ed. abril


Cozinha preta - Todeschini

Móveis clássicos em composição contemporânea

Esse é mais um  modelo com móveis clássicos, mas uma proposta contemporânea. Candice Olson optou pela ilha no centro da cozinha com uma madeira escura que combinou perfeitamente com o preto do papel de parede e gerou um contraste muito elegante. Tenho uma página aqui no blog com os projetos dela que normalmente seguem esse estilo.

Essa imagem aparece como Gui Mattos, projeto de cozinha linear simples e sofisticado

Loft Casa Cor Goias 2011

Essas onde o branco predomina:
Cozinha Gourmet branca

Cozinha branca e amadeirado - Campo Largo

Cozinha Branca - Campo Largo

Casa Cor Mauricio Krishten

Casa Cor MT Cozinha Luiz Antunes

Casa Cor SC - Mauricio Christen e Claudio Schramm


Cozinha Casa Cor 2010 - Renata Sguario

Casa Cor 2010 - Renata Sguario

Casa Cor

Cozinha Branca  - Modelo Gava

Cozinha Branca - Gava

Cozinha branca e preta - modelo da Gava



Casa Cor ES 2010

Camila Guerra e Daniele Jácome
Agora alguns modelos de cozinhas brancas em estilo rústico:

Cozinha branca com elementos rústicos

Cozinha branca com elementos rústicos

Outro exemplo de mistura de móveis contemporâneos e rústicos.


Interessante:
A Berneck (empresa que fabrica painéis de MDF e MDP) é parceira do Programa Extreme Makeover Social que promove reformas em creches, escolas, casas de apoio e outras entidades beneficiando muitos brasileiros.

Berneck no Programa Extreme Makeover Social:
Sábados às 00:30hs, na Rede Record.
Reprise: Domingos às 19:00hs na Record News.